1. ÁREAS DE EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Para
os 2.º e 3.º Ciclos do ensino básico e para o ensino secundário consideram-se as três áreas de extensão da EF:
· Atividades Físicas, onde se incluem as diferentes áreas (Atividades
Físicas e Desportivas, Atividades Rítmicas e Expressivas, Atividades de
Exploração da Natureza, Jogos Tradicionais), subáreas (como jogos coletivos,
ginástica ou atletismo) e matérias (como voleibol, ginástica de solo, danças
sociais);
· Aptidão Física, com a demonstração das capacidades físicas com
referência ao programa FITescola;
· Conhecimentos, relativos aos processos de elevação e manutenção da
aptidão física e à interpretação e participação nas estruturas e fenómenos
sociais no seio dos quais se realizam as atividades físicas.
No que
concerne ao domínio dos Desempenhos e
conhecimentos o aluno é avaliado e classificado pela consecução das aprendizagens essenciais, de cada
matéria, das três áreas de extensão da educação física, estabelecidas nas
planificações curriculares para cada ano de escolaridade.
No que
concerne ao Domínio das atitudes o
aluno é avaliado e classificado pelos registos de ocorrência dos incumprimentos
(de empenho, de comportamento, pontualidade, etc.). Isto é, parte-se de um
princípio positivo em que se considera que o aluno, por princípio, é bem
comportado, empenhado e responsável, até demonstrar o contrário; ou seja, o
aluno parte dos 100% e apenas quando demonstra o contrário (por exemplo, chegar
atrasado, demonstrar comportamento incorreto, perturbador ou desrespeitoso,
etc..), então são-lhe descontados os pontos previstos para o efeito.
2. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, ARTICULAÇÃO COM O PERFIL
DOS ALUNOS E NÍVEIS DE DESEMPENHO
Na área das Atividades Físicas, a demonstração
de competência manifesta-se através da consecução dos objetivos definidos para
cada matéria, estruturados em três
níveis de especificação e complexidade das aprendizagens:
INTRODUÇÃO (I)
|
AVANÇADO (A)
|
ELEMENTAR (E)
|
Para o cumprimento de cada um destes níveis o aluno deve demonstrar em simultâneo:
DESEMPENHOS
|
ATITUDES
|
CONHECIMENTOS
|
Estes desempenhos, conhecimentos e atitudes são
representativos do nível considerado, numa lógica integrada da aprendizagem e
alinhada com o conceito de competência enunciado no Perfil dos Alunos à Saída
da Escolaridade Obrigatória.
Estes níveis de aprendizagem definem
graus de aprofundamento da competência do aluno em cada matéria de ensino, de
acordo com os Programas de EF:
·
«Introdução»,
onde se incluíram as habilidades, técnicas e conhecimentos que representam a
aptidão específica ou preparação de base («fundamentos»);
·
«Elementar»,
nível onde se discriminam os conteúdos constituintes do domínio (mestria) da
matéria nos seus elementos principais e já com carácter mais formal,
relativamente à modalidade da Cultura Física a que se referem;
·
«Avançado»,
que estabelece os conteúdos e formas de participação nas atividades típicas da
matéria, correspondentes ao nível superior, que poderá ser atingido no quadro
da disciplina de Educação Física ou no Desporto Escolar.
NOTA:
Importa destacar que, face às suas características, o nível avançado, que consta dos Programas de EF, não é assumido como parte das
competências essenciais inscritas no documento das aprendizagens
essenciais, para o 2.º e 3.º ciclos.
No
que concerne aos conhecimentos, os mesmos serão aferidos através da avaliação
dos desempenhos práticos, uma vez que se privilegia o conhecimento aplicado na
ação e não o conhecimento declarativo (quer seja oral ou escrito). Assim, a título
meramente ilustrativo, não interessa que um aluno seja capaz de elencar todas
as regras do basquetebol e, no entanto, em situação de jogo não ser capaz de as
aplicar corretamente. Deste modo, capacidades e conhecimentos serão aferidos
simultaneamente na avaliação prática das matérias.
No
atinente às atitudes, parte-se de um princípio (positivo) em que
se considera, à partida, que os alunos são pontuais, empenhados e com um
comportamento adequado, até prova em contrário. Assim, o aluno inicia cada
período letivo com a pontuação máxima e, à medida que o professor vai
registando as ocorrências que demonstram o contrário (atrasos, faltas de
empenho, faltas de comportamento,…), são descontados pontos.
3. REGIME REGULAR DE
AVALIAÇÃO SUMATIVA
3.1. SINOPSE
DOS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DO 2.º CICLO
CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2º CICLO
|
||
PONDERAÇÃO
|
DOMÍNIOS
|
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
|
60%
|
CAPACIDADES
E
CONHECIMENTOS
|
Observação direta, rúbricas e testagem
|
40%
|
ATITUDES
|
Observação direta (Indicadores atitudinais: assiduidade, pontualidade, comportamento, empenho, material).
|
3.2. SINOPSE
DOS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DO 3.º CICLO
CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 3º CICLO
|
||
PONDERAÇÃO
|
DOMÍNIOS
|
INSTRUMENTOS
|
70%
|
CAPACIDADES
E
CONHECIMENTOS
|
Observação direta, rúbricas e testagem
|
30%
|
ATITUDES
|
Observação direta (Indicadores atitudinais: assiduidade, pontualidade, comportamento, empenho, material). |
4. REGIME ESPECIAL DE
AVALIAÇÃO SUMATIVA
No caso de alunos que por motivo de
doença, devidamente justificada por atestado médico, que implique a
impossibilidade total ou parcial da realização prática das aulas por um período
prolongado, será submetido a um regime especial de avaliação:
4.1. INCAPACIDADE
PARCIAL
O aluno apresenta um problema de saúde
que, apesar de não o impedir de fazer as aulas práticas, o condiciona, no
entanto, na realização de alguns exercícios e/ ou realizar a componente prática
de um número determinado de aulas. Nesta situação o aluno será avaliado nos
mesmos domínios e com as mesmas ponderações, sendo apenas alterado no domínio
Psicomotor os objetivos específicos (adaptando-os ou substituindo-os por outros
equivalentes) de acordo com o problema de saúde apresentado pelo aluno. Neste
caso, o professor, define um contrato pedagógico com o aluno adaptando-lhe os
objetivos específicos de acordo com as suas possibilidades, adaptando os
exercícios ou substituindo-os por outros equivalentes. Ex. um aluno que sofre
de asma terá dificuldades em realizar esforços de longa duração (sem pausas) ou
esforços de alta intensidade com pequenas pausas. Assim, se, por exemplo, a
turma for avaliada num Teste de Vaivém,
para este aluno esta prova terá que ser adaptada quanto ao número de percursos
exigidos para concretizar o objetivo.
4.2. INCAPACIDADE
TOTAL
O aluno não pode realizar qualquer exercício.
Este aluno será apenas avaliado nos domínios de CONHECIMENTOS e de ATITUDES.
Na nota final, o domínio das
atitudes terá um peso de 20% e no domínio dos conhecimentos terá m
peso de 80%. Neste caso, caberá ao
professor informar, por escrito, ao encarregado de educação e ao aluno, os
parâmetros da avaliação (ver exemplo do Anexo
1 - Regime Especial de Avaliação). Os parâmetros do domínio das atitudes
são os mesmos definidos no regime de avaliação regular. O docente poderá
utilizar o documento (modelo) em
anexo para fornecer ao aluno
orientações para a realização dos trabalhos e/ ou fichas de avaliação sumativa (o conteúdo preenchido no anexo é
meramente ilustrativo e deverá ser adequado a cada situação específica).
ANEXO 1 - REGIME ESPECIAL DE AVALIAÇÃO SUMATIVA
(ALUNOS
COM ATESTADO MÉDICO)
1º
PERÍODO
Nome do Aluno: ______________________________________________ Ano: ___
Turma: ___
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SUMATIVA
|
PONDERAÇÕES
|
registo diário
de observação das atitudes
|
20%
|
trabalho de pesquisa (Basquetebol)
|
50%
|
relatórios das aulas / questões aula
|
30%
|
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA
1.
Os trabalhos devem
conter capa, índice, introdução, corpo do trabalho, conclusão e bibliografia
2. Corpo do Trabalho: Tema - Basquetebol:
·
Fazer
o desenho do campo de jogo e sua respetiva legenda;
·
Indicar
5 regras do jogo de Basquetebol;
·
Descreve
como se executa o drible de progressão e referir quando é indicado fazê-lo no
jogo.
·
Descrever
como se executa o lançamento na passada.
3.
Entrega do trabalho:
3.1. Data limite de entrega: 07 de dezembro de 2018.
3.2. Todos os trabalhos devem ser realizados em suporte
digital e enviados por e-mail para
xxxxxxxxx@xxxxxxl.com, até à data limite.
4. Para além dos trabalhos, fazem parte da avaliação as atitudes e os
relatórios realizados no decorrer das aulas.
O
professor de educação física: xxxxxxxxxxxx
"-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu,
_________________________________, encarregado de educação do aluno
______________________________________, do ___º ano turma ____, tomei
conhecimento da forma de avaliação e dos trabalhos de pesquisa que o meu
educando terá de realizar para a avaliação da disciplina de educação física, no
regime especial de avaliação.
Braga, ___/___/ _____. Enc. de Educação (tomei conhecimento):
__________________________
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